quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SEQUENCIA DIDÁTICA - O PAPO DE PATO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA


1-      APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO

Leitura da História: “Papo de pato”
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós.

2-      OBJETIVOS

- Instigar para a literatura infantil e infanto-juvenil, enfatizando o mundo real, lúdico e utópico;
- Aprender as diferentes maneiras de escrever bilhetes, cartas e convites, para fazer uso no seu dia a dia;
- Instigar para a compreensão dos trava-línguas, objetivando o conhecimento cultural e social;
- Compreender o uso do masculino e feminino, para melhorar a escrita e a produção textual;

3-      EIXOS

- Oral;
- Escrita;
- Leitura;
- Análise Linguística.

4-      PROPOSTA E ATIVIDADES

- Leitura do livro;
- Leitura de imagem;
- Interpretação Oral
a- O que acontecerá nesta história?
b- Qual é o título do livro?
c- Quem escreveu o mesmo?
d- O que você mais gostou na história?
e- Quais são os personagens da historia?
f- O que você mudaria na história?
- Produção de bilhetes, cartas (para o melhor amigo (a)), convites (para a homenagem para a família, dia 12 de julho de 2013)...
- Trava-línguas (produção de trava-línguas);
- Uso do dicionário;
- Ditado de palavras;
- Gênero masculino e feminino;
- Atividades matemáticas: multiplicação, adição e subtração;
- Dinâmicas, jogos e brincadeiras:
. Desafio do trava-línguas (Após a produção do trava-línguas os discentes irão juntar os mesmos numa caixa mágica; a turma será dividida em 2 grupos e iniciará o desafio do trava línguas; o 1º jogador irá tirar um bilhete e junto a sua equipe irão responder o mesmo; se estes responderem de maneira correta irão marcar um ponto, se errarem o ponto será da equipe adversária e assim sucessivamente, ganhando a equipe que marcar mais pontos).


5-      AVALIAÇÃO

- A avaliação será feita de maneira contínua e qualitativa;
- Avaliação da construção do trava-línguas, cartas, bilhetes e convites;
- Avaliação escrita e oral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário