quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PROJETO: CINCO SENTIDOS

1º ANO

OBJETIVO GERAL

Sensibilizar para a valorização do ato de sentir, ouvir, cheirar, ver e tocar, objetivando o autoconhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Mediar conhecimento referente aos cinco sentidos;
- vivenciar momentos que explorem a criatividade;
- sensibilizar quanto a importância do ouvir e respeitar;
- possibilitar o contato com diferentes maneiras de experienciar os 5 sentidos;


· CONTEÚDOS

- produção textual;
- ordem alfabética;
- separação de sílabas;
- adição e subtração;
- leitura e escrita dos números até 30;
- cinco sentidos
-
Música e ritmo
- Os sentidos (Meus olhinhos são pra ver, meu nariz é pra cheirar, minha boca é pra comer, meus ouvidos pra escutar...)

HISTÓRIAS e FILMES

- DVD – 5  sentidos;
- hora de comer – Maurício de Souza; Pooh Formas –Difusão Cultural; Fofinhos animais da fazenda – Ciranda Cultural; Barney e você no restaurante – Maureen Valvassori; Toque e explore: O peixinho – Ciranda Cultural; As cores e os dias da semana – Ziraldo Bichim; Diga-me com quem come – Ziraldo Bichim; Cores – Girassol; Poesia para crianças Cinco sentidos – Brasileitura; Será que vai doer – Ruth Rocha; O livro dos alimentos – Coleção vida; O livro dos Sentidos – Coleção vida, editora Edelbra.
- Coleção 5 sentidos: Cheirar – Ouvir – Tocar – Comer – Ver - Ruth Rocha e Anna Flora;

METODOLOGIA

Algumas atividades deste projeto:

-músicas;
-imitações;
- caixinha do tato;
- adivinhações;
-recortes e colagens;
-jogos, brincadeiras;
- degustação;

· Visão: Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?
·Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza, vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
·Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.
·Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.
·Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque.

AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário