quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PROJETO ESCOLAR - INCLUSÃO E BULLYING

PROJETO ESCOLAR

TEMA

Inclusão e Bullying

OBJETIVOS

 Geral

Sensibilizar/motivar para respeitar e aceitar as diferenças

Específicos

·         Perceber as diferenças culturais, sociais, econômicas, de gênero, de raça/cor, deficiências, ensino/aprendizagem, entre outras;
·         Mediar à interação/inclusão entre as diferenças, por meio de atividades recreativas;
·         Compreender os porquês da diferenciação dos alunos para com alunos, para que possamos “saber” trabalhar com estas diferentes visões;
·         Sensibilizar para a ajuda mútua nas diversas atividades escolares e sociais realizadas;
·         Envolver todo o grupo escolar nestes objetivos, para que se possamos obter mudanças significativas;
·         Explorar os limites entre os direitos e deveres dos educandos, para que percebam que todos somos diferentes, mas especiais.

JUSTIFICATIVA

Percebendo a necessidade de trabalhar a inclusão das diferenças, os educadores e demais profissionais da escola, criaram o presente projeto.
O tema “Inclusão e Bullying” tem como objetivo “Sensibilizar para respeitar e aceitar as diferenças”. Nos dias de hoje, percebesse que a sociedade está sendo “moldada” para o ter, e, não o ser. Enquanto sujeitos capitalistas, as pessoas tendem a se tornar corruptas, sem ética/moral, inferiorizar os indivíduos e, até excluí-los do meio social.
Para tanto, iniciasse um processo de superioridade do ser humano de poder aquisitivo. E essa superioridade é passada de geração para geração. Os filhos vão absorvendo o “EU” de seus familiares. Acreditam que se os pais podem ter certas atitudes os filhos também poderão tê-la. E, irão mostrar esta superioridade no ambiente escolar com os colegas.
Dessa maneira, pensou-se em sensibilizar os alunos para esta situação de risco. Quando um aluno é excluído e/ou “taxado” com apelidos ele acaba se fechando para o mundo. Sendo que sua auto estima diminui e seu desenvolvimento psicológico e de ensino/aprendizagem é afetado.
Sabemos que a escola é um espaço educativo, no qual conversamos e refletimos sobre estes conflitos sociais que adentram este espaço de ensino/aprendizagem. A escola pode e deve ser um ambiente de troca de experiências. No entanto, é primordial que os alunos façam parte dessa troca de experiências.
Conclui-se que o ambiente escolar pode intervir nessas situações de maneira intensa. Pois é na escola que os educandos aprendem sobre os seus direitos e deveres. Para tanto, é lá que a mudança pode ser iniciada. Se cada um fizer a sua parte, todos iremos solidificar uma parede da nossa vida.
Depois que o indivíduo tem consciência das coisas do mundo, ele tem a liberdade, não-ingênua, de fazer aquilo que desejar, sofrendo as consequências de seus atos. O que eles fizerem com isto depois parte de seu aprendizado e do que ele pretende fazer da vida. Com certeza desejamos o caminho do bem pessoal e o desejo do bem alheio, mas nem todos são fortes o suficiente para suportar as experiências não desejadas que acontecem na vida. Portanto, todas as tentativas são válidas para a busca da sensibilização.

AÇÕES

·         Conversar e refletir com os alunos sobre o tema;
·         Realizar atividades recreativas de interação/inclusão e socialização;
·         Proporcionar momentos de troca de experiências frente ao assunto;
·         Promover palestras sobre o assunto;
·         Assistir filmes sobre o tema e depois socializar ideias.

DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR
·         Percebe-se situações de desrespeito (bullying);
·         Os alunos não sabem lidar com as diferenças e dificuldades;


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