PROJETO
ESCOLAR
TEMA
Inclusão e Bullying
OBJETIVOS
Geral
Sensibilizar/motivar
para respeitar e aceitar as diferenças
Específicos
·
Perceber as diferenças culturais,
sociais, econômicas, de gênero, de raça/cor, deficiências, ensino/aprendizagem,
entre outras;
·
Mediar à interação/inclusão entre as
diferenças, por meio de atividades recreativas;
·
Compreender os porquês da diferenciação
dos alunos para com alunos, para que possamos “saber” trabalhar com estas
diferentes visões;
·
Sensibilizar para a ajuda mútua nas
diversas atividades escolares e sociais realizadas;
·
Envolver todo o grupo escolar nestes
objetivos, para que se possamos obter mudanças significativas;
·
Explorar os limites entre os direitos e
deveres dos educandos, para que percebam que todos somos diferentes, mas
especiais.
JUSTIFICATIVA
Percebendo
a necessidade de trabalhar a inclusão das diferenças, os educadores e demais
profissionais da escola, criaram o presente projeto.
O
tema “Inclusão e Bullying” tem como objetivo “Sensibilizar para respeitar e
aceitar as diferenças”. Nos dias de hoje, percebesse que a sociedade está sendo
“moldada” para o ter, e, não o ser. Enquanto sujeitos capitalistas, as pessoas
tendem a se tornar corruptas, sem ética/moral, inferiorizar os indivíduos e,
até excluí-los do meio social.
Para
tanto, iniciasse um processo de superioridade do ser humano de poder
aquisitivo. E essa superioridade é passada de geração para geração. Os filhos
vão absorvendo o “EU” de seus familiares. Acreditam que se os pais podem ter
certas atitudes os filhos também poderão tê-la. E, irão mostrar esta
superioridade no ambiente escolar com os colegas.
Dessa
maneira, pensou-se em sensibilizar os alunos para esta situação de risco.
Quando um aluno é excluído e/ou “taxado” com apelidos ele acaba se fechando
para o mundo. Sendo que sua auto estima diminui e seu desenvolvimento
psicológico e de ensino/aprendizagem é afetado.
Sabemos
que a escola é um espaço educativo, no qual conversamos e refletimos sobre estes
conflitos sociais que adentram este espaço de ensino/aprendizagem. A escola
pode e deve ser um ambiente de troca de experiências. No entanto, é primordial
que os alunos façam parte dessa troca de experiências.
Conclui-se
que o ambiente escolar pode intervir nessas situações de maneira intensa. Pois
é na escola que os educandos aprendem sobre os seus direitos e deveres. Para
tanto, é lá que a mudança pode ser iniciada. Se cada um fizer a sua parte,
todos iremos solidificar uma parede da nossa vida.
Depois
que o indivíduo tem consciência das coisas do mundo, ele tem a liberdade,
não-ingênua, de fazer aquilo que desejar, sofrendo as consequências de seus
atos. O que eles fizerem com isto depois parte de seu aprendizado e do que ele
pretende fazer da vida. Com certeza desejamos o caminho do bem pessoal e o
desejo do bem alheio, mas nem todos são fortes o suficiente para suportar as
experiências não desejadas que acontecem na vida. Portanto, todas as tentativas
são válidas para a busca da sensibilização.
AÇÕES
·
Conversar e refletir com os alunos sobre
o tema;
·
Realizar atividades recreativas de
interação/inclusão e socialização;
·
Proporcionar momentos de troca de
experiências frente ao assunto;
·
Promover palestras sobre o assunto;
·
Assistir filmes sobre o tema e depois
socializar ideias.
DIAGNÓSTICO
DA REALIDADE ESCOLAR
·
Percebe-se situações de desrespeito (bullying);
·
Os alunos não sabem lidar com as
diferenças e dificuldades;
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