segunda-feira, 18 de abril de 2011

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS ANOS INICIAIS

Há professores que dão o máximo para os alunos aproveitarem o minímo. Que tal preparar menos comida e melhorar a qualidade da refeição para que as garfadas sejam mais nutritivas? (Içami Tiba).

      Os desafios atuais enfrentados pela educação estão em constante crescimento, desafiando educadores à atualizações e transformações em sua didática diária.  Preparar-se não significa mais um mérito, mas uma necessidade para todo aquele que escolheu a carreira da docência e deseja fazer dela um amuleto de esperança, de um futuro melhor e promissor.
      Ser pedagogo(a) dos Anos Iniciais pode ser considerada uma tarefa árdua perante a realidade enfrentada com as mudanças de atitudes e pensamentos das crianças que estão na fase da alfabetização. Não se despejam conhecimentos, e, tampouco, se pede silêncio e  se leciona para uma sala de aula acreditando que todos os alunos sigam um mesmo modelo e ritmo de aprendizagem.
      Percebe-se que esta cultura tradicional está perdendo o seu espaço, para a entrada da cultura tecnológica, na qual o pensamento acelerado está fortemente presente na sala de aula. Os alunos querem sempre mais. Possuem necessidade de uma aula que os instigue a pensar e os desafios para que possam controlar as suas ansiedades e pensamentos. Conforme escreve Arroyo (2008, p. 38),
Ainda, guiados pelo imperativo ético do respeito aos educandos, como sujeitos iguais de direitos, seremos obrigados a reconhecer que o direito à educação, ao conhecimento, à  cultura e à formação de identidade não se dá isolado do reconhecimento e da garantia do conjunto dos direitos humanos.

       É a mesma maneira de dizer que os (as) precisam, além de tornar-se mediadores dos saberes, formar um cidadão que consiga conviver em sociedade. Esta que era uma responsabilidade dos pais, indiretamente foi transferida para a escola. A figura da família "lavou as suas mãos" em relação a estes cuidados para com os filhos (as). Nomeou os docentes para educarem e criarem estes discentes.
      Assim, atuar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental reuqre Habilidades, paciência, dinamismo, criatividade, informação, conhecimento, competências e muita diversidade por parte dos(as) professores(as).  Faz-se preciso que o educando perceba que realmente quer aprender ou passar de ano. Para tanto, professor (a) deve conhecer seus alunos, saber do que gostam e como gostam que determinadas coisas sejam feitas.

Autoras: Carla Berwanger e Rosilei Heck Lauschner



Nenhum comentário:

Postar um comentário