quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A Arca de Noé


SEQUÊNCIA DIDÁTICA


1-      APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO

- Leitura da História: “A Arca de Noé”
Autor: Milton Célio de Oliveira Filho.

2-      OBJETIVOS

            Utilizar a Literatura Infantil para explorar o tema Família, compreendendo os eixos da oralidade, escrita e leitura, oportunizando a alfabetização letrada.

3-      GENERO TEXTUAL

- Oral;
- Escrita;
- Leitura.

4-      PROPOSTA E ATIVIDADES

- Leitura do livro;
- Leitura de imagem;
- Interpretação Oral
a- Qual é o título do livro?
b- Quem escreveu o mesmo?
c- O que você mais gostou na história?
d- Quais são os personagens da historia?
e- O que você mudaria na história?
- Construção da Arca de Noé;
- Dramatização da história;
- Escrita do título, nome de animais no quadro e caderno;
- Criação de uma história coletiva;
- Confecção da Arca de Noé com bichinhos em pelúcia e em cartaz;
- Continuação dos números do 10 até o 20;
- Adição e pequenos problemas;
- Livro da turma;
- Separação silábica;
- Escolher um bichinho e formar um acróstico;
- Montar a Frase Arca de Noé – com alfabeto móvel;
- Mímica dos animais;
- A partir da palavra FAMÍLIA estruturar outras palavras (fala, maca, mama, lala, fila, Lia, mia, mala, lama, fim, mal...).


5-      AVALIAÇÃO

- A avaliação será feita de maneira contínua e qualitativa;
- Avaliação da leitura e escrita;
- Avaliação da criatividade.


REFERÊNCIAS


OLIVEIRA FILHO, Milton Célio de. A arca de Noé. Ilustrações Alexandre Alves. São Paulo: Globo, 2008.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PROJETO: CINCO SENTIDOS

1º ANO

OBJETIVO GERAL

Sensibilizar para a valorização do ato de sentir, ouvir, cheirar, ver e tocar, objetivando o autoconhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Mediar conhecimento referente aos cinco sentidos;
- vivenciar momentos que explorem a criatividade;
- sensibilizar quanto a importância do ouvir e respeitar;
- possibilitar o contato com diferentes maneiras de experienciar os 5 sentidos;


· CONTEÚDOS

- produção textual;
- ordem alfabética;
- separação de sílabas;
- adição e subtração;
- leitura e escrita dos números até 30;
- cinco sentidos
-
Música e ritmo
- Os sentidos (Meus olhinhos são pra ver, meu nariz é pra cheirar, minha boca é pra comer, meus ouvidos pra escutar...)

HISTÓRIAS e FILMES

- DVD – 5  sentidos;
- hora de comer – Maurício de Souza; Pooh Formas –Difusão Cultural; Fofinhos animais da fazenda – Ciranda Cultural; Barney e você no restaurante – Maureen Valvassori; Toque e explore: O peixinho – Ciranda Cultural; As cores e os dias da semana – Ziraldo Bichim; Diga-me com quem come – Ziraldo Bichim; Cores – Girassol; Poesia para crianças Cinco sentidos – Brasileitura; Será que vai doer – Ruth Rocha; O livro dos alimentos – Coleção vida; O livro dos Sentidos – Coleção vida, editora Edelbra.
- Coleção 5 sentidos: Cheirar – Ouvir – Tocar – Comer – Ver - Ruth Rocha e Anna Flora;

METODOLOGIA

Algumas atividades deste projeto:

-músicas;
-imitações;
- caixinha do tato;
- adivinhações;
-recortes e colagens;
-jogos, brincadeiras;
- degustação;

· Visão: Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?
·Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza, vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
·Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.
·Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.
·Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque.

AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.



quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PROJETO ESCOLAR - INCLUSÃO E BULLYING

PROJETO ESCOLAR

TEMA

Inclusão e Bullying

OBJETIVOS

 Geral

Sensibilizar/motivar para respeitar e aceitar as diferenças

Específicos

·         Perceber as diferenças culturais, sociais, econômicas, de gênero, de raça/cor, deficiências, ensino/aprendizagem, entre outras;
·         Mediar à interação/inclusão entre as diferenças, por meio de atividades recreativas;
·         Compreender os porquês da diferenciação dos alunos para com alunos, para que possamos “saber” trabalhar com estas diferentes visões;
·         Sensibilizar para a ajuda mútua nas diversas atividades escolares e sociais realizadas;
·         Envolver todo o grupo escolar nestes objetivos, para que se possamos obter mudanças significativas;
·         Explorar os limites entre os direitos e deveres dos educandos, para que percebam que todos somos diferentes, mas especiais.

JUSTIFICATIVA

Percebendo a necessidade de trabalhar a inclusão das diferenças, os educadores e demais profissionais da escola, criaram o presente projeto.
O tema “Inclusão e Bullying” tem como objetivo “Sensibilizar para respeitar e aceitar as diferenças”. Nos dias de hoje, percebesse que a sociedade está sendo “moldada” para o ter, e, não o ser. Enquanto sujeitos capitalistas, as pessoas tendem a se tornar corruptas, sem ética/moral, inferiorizar os indivíduos e, até excluí-los do meio social.
Para tanto, iniciasse um processo de superioridade do ser humano de poder aquisitivo. E essa superioridade é passada de geração para geração. Os filhos vão absorvendo o “EU” de seus familiares. Acreditam que se os pais podem ter certas atitudes os filhos também poderão tê-la. E, irão mostrar esta superioridade no ambiente escolar com os colegas.
Dessa maneira, pensou-se em sensibilizar os alunos para esta situação de risco. Quando um aluno é excluído e/ou “taxado” com apelidos ele acaba se fechando para o mundo. Sendo que sua auto estima diminui e seu desenvolvimento psicológico e de ensino/aprendizagem é afetado.
Sabemos que a escola é um espaço educativo, no qual conversamos e refletimos sobre estes conflitos sociais que adentram este espaço de ensino/aprendizagem. A escola pode e deve ser um ambiente de troca de experiências. No entanto, é primordial que os alunos façam parte dessa troca de experiências.
Conclui-se que o ambiente escolar pode intervir nessas situações de maneira intensa. Pois é na escola que os educandos aprendem sobre os seus direitos e deveres. Para tanto, é lá que a mudança pode ser iniciada. Se cada um fizer a sua parte, todos iremos solidificar uma parede da nossa vida.
Depois que o indivíduo tem consciência das coisas do mundo, ele tem a liberdade, não-ingênua, de fazer aquilo que desejar, sofrendo as consequências de seus atos. O que eles fizerem com isto depois parte de seu aprendizado e do que ele pretende fazer da vida. Com certeza desejamos o caminho do bem pessoal e o desejo do bem alheio, mas nem todos são fortes o suficiente para suportar as experiências não desejadas que acontecem na vida. Portanto, todas as tentativas são válidas para a busca da sensibilização.

AÇÕES

·         Conversar e refletir com os alunos sobre o tema;
·         Realizar atividades recreativas de interação/inclusão e socialização;
·         Proporcionar momentos de troca de experiências frente ao assunto;
·         Promover palestras sobre o assunto;
·         Assistir filmes sobre o tema e depois socializar ideias.

DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR
·         Percebe-se situações de desrespeito (bullying);
·         Os alunos não sabem lidar com as diferenças e dificuldades;


SEQUENCIA DIDÁTICA - O PAPO DE PATO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA


1-      APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO

Leitura da História: “Papo de pato”
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós.

2-      OBJETIVOS

- Instigar para a literatura infantil e infanto-juvenil, enfatizando o mundo real, lúdico e utópico;
- Aprender as diferentes maneiras de escrever bilhetes, cartas e convites, para fazer uso no seu dia a dia;
- Instigar para a compreensão dos trava-línguas, objetivando o conhecimento cultural e social;
- Compreender o uso do masculino e feminino, para melhorar a escrita e a produção textual;

3-      EIXOS

- Oral;
- Escrita;
- Leitura;
- Análise Linguística.

4-      PROPOSTA E ATIVIDADES

- Leitura do livro;
- Leitura de imagem;
- Interpretação Oral
a- O que acontecerá nesta história?
b- Qual é o título do livro?
c- Quem escreveu o mesmo?
d- O que você mais gostou na história?
e- Quais são os personagens da historia?
f- O que você mudaria na história?
- Produção de bilhetes, cartas (para o melhor amigo (a)), convites (para a homenagem para a família, dia 12 de julho de 2013)...
- Trava-línguas (produção de trava-línguas);
- Uso do dicionário;
- Ditado de palavras;
- Gênero masculino e feminino;
- Atividades matemáticas: multiplicação, adição e subtração;
- Dinâmicas, jogos e brincadeiras:
. Desafio do trava-línguas (Após a produção do trava-línguas os discentes irão juntar os mesmos numa caixa mágica; a turma será dividida em 2 grupos e iniciará o desafio do trava línguas; o 1º jogador irá tirar um bilhete e junto a sua equipe irão responder o mesmo; se estes responderem de maneira correta irão marcar um ponto, se errarem o ponto será da equipe adversária e assim sucessivamente, ganhando a equipe que marcar mais pontos).


5-      AVALIAÇÃO

- A avaliação será feita de maneira contínua e qualitativa;
- Avaliação da construção do trava-línguas, cartas, bilhetes e convites;
- Avaliação escrita e oral.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA - O GUARDA-CHUVA DO GUARDA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

1-      APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO

Contação da História: “O guarda – chuva do guarda”
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós

2-      OBJETIVOS

- Despertar na criança o gosto pela leitura e escrita, utilizando diferentes materiais;
- Ensinar a importância do uso do dicionário, explorando suas especificidades;
- Instigar a produção textual, aperfeiçoando a escrita;
- Confeccionar materiais didáticos para expor a criatividade dos educandos;

3-      EIXOS

- Oralidade;
- Leitura;
- Produção;
- Análise Linguística.

4-      PROPOSTA e ATIVIDADES:

- Dramatização da história pela professora;
- Interpretação oral e escrita;
-  Produção de frases utilizando as seguintes palavras:
*Manga;
* Braço;
* Gato;
* Alfabeto;
* Pernilongo;
* Novo;
* Almoço;
* Prato;
* Necessidade;
* Borboleta;
* Formiga;
* Minhoca;
* Boneco;
* Flor;
* Camelo;
* Bicharada;
* Elefante;
* Capivara;
* Periquito;
* Aranha;
* Pelotão.
- Confecção de um livro de frases;
- Separação de sílabas;
- Enigma;
- Texto coletivo;
- Cartaz com as frases;
- Dificuldades ortográficas X e CH;
- Sinônimo e Antônimo;
- Rimas, Poesias e Poemas.
5-      AVALIAÇÃO

- A avaliação será feita de maneira contínua e qualitativa;
- Avaliação da construção das frases;
- Avaliação escrita.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A ARCA DE NOÉ


SEQUÊNCIA DIDÁTICA


1-      APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO

- Leitura da História: “A Arca de Noé”
Autor: Milton Célio de Oliveira Filho.

2-      OBJETIVOS

            Utilizar a Literatura Infantil para explorar o tema Família, compreendendo os eixos da oralidade, escrita e leitura, oportunizando a alfabetização letrada.

3-      EIXOS

- Oral;
- Escrita;
- Leitura.

4-      PROPOSTA E ATIVIDADES

- Leitura do livro;
- Leitura de imagem;
- Interpretação Oral
a- Qual é o título do livro?
b- Quem escreveu o mesmo?
c- O que você mais gostou na história?
d- Quais são os personagens da historia?
e- O que você mudaria na história?
- Construção da Arca de Noé;
- Dramatização da história;
- Escrita do título, nome de animais no quadro e caderno;
- Criação de uma história coletiva;
- Confecção da Arca de Noé com bichinhos em pelúcia e em cartaz;
- Continuação dos números do 10 até o 20;
- Adição e pequenos problemas;
- Livro da turma;
- Separação silábica;
- Escolher um bichinho e formar um acróstico;
- Montar a Frase Arca de Noé – com alfabeto móvel;
- Mímica dos animais;
- A partir da palavra FAMÍLIA estruturar outras palavras (fala, maca, mama, lala, fila, Lia, mia, mala, lama, fim, mal...).


5-      AVALIAÇÃO

- A avaliação será feita de maneira contínua e qualitativa;
- Avaliação da leitura e escrita;
- Avaliação da criatividade.


REFERÊNCIAS


OLIVEIRA FILHO, Milton Célio de. A arca de Noé. Ilustrações Alexandre Alves. São Paulo: Globo, 2008.