quarta-feira, 27 de abril de 2011

MÃE!!!


O que é ser mãe?
É amar, cuidar, idolatrar
Apreciar e sensibilizar?
Ou ainda...
...ser um ser incontestável,
Mulher digna de respeito.
Por nove meses carrega em seu ventre
Um feto, um filho desejado
Desde a barriga, a mãe cuida de seu filho
Alimenta-o, acaricia-o, canta para ele
Movimenta-se com ele, por onde quer que for.
Após nove meses,
Mostra um novo mundo para seu filho
Um mundo repleto de desafios
Mas, você mãe...
Mostra, educa, ensina a seu filho
Que tudo pode ser superado
Basta querer e lutar pelo seu sonho.
Mas, afinal quem é você mãe?
É aquela que ajuda a levantar
Depois de um tombo dizendo:
- esse é o primeiro tombo de muitos!
Instiga a caminhar, falar
Sonhar, viver com intensidade
Intensidade de experimentar e experienciar
Momentos inesquecíveis
Por tudo isso e muito mais
Gostaria de lhe dizer
Que sou “o que sou” graças a você
Pois sua persistência me fez crescer
E aprender bons modos e ser...
O espelho de sua alma e coração
Por isso exclamo:
- MUITO OBRIGADO (A)!!!
E ainda...
- EU TE AMO!!!
AUTORA: ROSILEI HECK LAUSCHNER

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS ANOS INICIAIS

Há professores que dão o máximo para os alunos aproveitarem o minímo. Que tal preparar menos comida e melhorar a qualidade da refeição para que as garfadas sejam mais nutritivas? (Içami Tiba).

      Os desafios atuais enfrentados pela educação estão em constante crescimento, desafiando educadores à atualizações e transformações em sua didática diária.  Preparar-se não significa mais um mérito, mas uma necessidade para todo aquele que escolheu a carreira da docência e deseja fazer dela um amuleto de esperança, de um futuro melhor e promissor.
      Ser pedagogo(a) dos Anos Iniciais pode ser considerada uma tarefa árdua perante a realidade enfrentada com as mudanças de atitudes e pensamentos das crianças que estão na fase da alfabetização. Não se despejam conhecimentos, e, tampouco, se pede silêncio e  se leciona para uma sala de aula acreditando que todos os alunos sigam um mesmo modelo e ritmo de aprendizagem.
      Percebe-se que esta cultura tradicional está perdendo o seu espaço, para a entrada da cultura tecnológica, na qual o pensamento acelerado está fortemente presente na sala de aula. Os alunos querem sempre mais. Possuem necessidade de uma aula que os instigue a pensar e os desafios para que possam controlar as suas ansiedades e pensamentos. Conforme escreve Arroyo (2008, p. 38),
Ainda, guiados pelo imperativo ético do respeito aos educandos, como sujeitos iguais de direitos, seremos obrigados a reconhecer que o direito à educação, ao conhecimento, à  cultura e à formação de identidade não se dá isolado do reconhecimento e da garantia do conjunto dos direitos humanos.

       É a mesma maneira de dizer que os (as) precisam, além de tornar-se mediadores dos saberes, formar um cidadão que consiga conviver em sociedade. Esta que era uma responsabilidade dos pais, indiretamente foi transferida para a escola. A figura da família "lavou as suas mãos" em relação a estes cuidados para com os filhos (as). Nomeou os docentes para educarem e criarem estes discentes.
      Assim, atuar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental reuqre Habilidades, paciência, dinamismo, criatividade, informação, conhecimento, competências e muita diversidade por parte dos(as) professores(as).  Faz-se preciso que o educando perceba que realmente quer aprender ou passar de ano. Para tanto, professor (a) deve conhecer seus alunos, saber do que gostam e como gostam que determinadas coisas sejam feitas.

Autoras: Carla Berwanger e Rosilei Heck Lauschner